Páginas

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Tipos de parto


Para as futuras mamães uma das principais dúvidas que tiram o sono durante os 9 meses é: Qual é o melhor tipo de parto que oferece mais segurança para o bebê e para a mamãe? Parto normal? Parto com fórceps? Parto na água? Parto de cócoras? Cesária?

Para que saber qual é o melhor parto, toda gestante precisa fazer corretamente o seu pré-natal onde será avaliado qualquer tipo de complicação.
Vamos conhecer os diferentes tipos de partos e suas indicações e sempre converse com o seu obstetra para tirar todas as suas dúvidas.



Parto Normal
No parto por via normal, é o bebê quem indica a hora certa de nascer e, durante a passagem pelo canal de parto, ele é massageado e estimulado para o nascimento. É necessário que a mulher adote posições que a façam se sentir melhor no momento da expulsão, por exemplo, a posição verticalizada pode facilitar o nascimento, por ser mais fisiológica para mãe e bebê. A recuperação é rápida em comparação à cesariana.

É o parto básico e mais comum nas maternidades brasileiras, geralmente refleto de intervenções para acelerar o parto.

*Parto Natural*
Refere-se ao parto sem medicamentos, intervenções desnecessárias e anestesia o que pode acontecer em casa.

*Parto Humanizado*
É o parto onde o papel principal é da mulher. A equipe busca promover uma atenção centrado nas escolhas e necessidades individuais de cada uma.


Parto com fórceps ou vácuo extrator
O fórceps, instrumento cirúrgico que funciona como uma pinça, é usado para auxiliar a saída da criança do útero e finalizar o parto com segurança. O vácuo-extrator é como uma ventosa e também tem a função de ajudar o bebê a sair.


Parto na água
A mãe dá à luz em uma banheira com água morna, que pode proporcionar conforto e ajudar a aliviar as dores das contrações. O processo deve ser sempre acompanhado por um enfermeiro-obstetra ou médico.


Parto de cócoras
 
Nessa postura, a força da gravidade facilita a saída do bebê e alivia a dor das contrações. A posição de cócoras é considerada mais fisiológica e pode ser adotada por qualquer gestante na hora do parto.


Cesárea 
Uma operação abdominal executada para retirar o bebê. O médico faz um corte no abdômen e no útero da mãe para remover o bebê. A cesariana pode ser realizada antes do início do trabalho de parto ou durante o trabalho de parto. Deve ser necessária a permanência no hospital de 2 a 4 dias, dependendo da condição.



As dúvidas durante a gestação de qual o melhor parto são naturais em aparecer, mas não sofra por antecipação, faça seu pré-natal corretamente, converse com o seu médico e na hora da grande chegada do bebê tenha certeza que será escolhido o melhor procedimento que garanta a saúde e a segurança de ambos.



Márcia Junqueira
Drica Cerqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário